segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dia Mundial da Voz: Fernanda Brum e Lula falam sobre a data.

O dia 16 de abril é considerado o Dia Mundial da Voz e este foi um dos assuntos mais comentado no Twitter nesta manhã de segunda-feira, por famosos e anônimos de todo o Brasil. A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) também divulgou uma ampla campanha sobre o tema utilizando um depoimento em vídeo do ex-presidente Lula e imagens dos cantores Vitor e Léo.
Em seu microblog a cantora e pastora Fernanda Brum postou dicas como: “Nunca coma chocolate ou tome leite antes de cantar, evite o pigarro; aqueça a voz para falar e para cantar; durma oito horas por noite, no mínimo; beba muita água, mas de golinhos em golinhos; reponha o potássio”.
Uma das dicas de Fernanda Brum foi visitar periodicamente um médico. “Visite seu otorrino regularmente; se você canta precisa ter uma fono”, alertou.
Tudo começou no Brasil
Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) essa campanha pelo Dia da Voz é uma iniciativa brasileira, que começou em 1999 e a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
O objetivo da SBF neste dia e na semana que o circunda é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.
Para a SBF a data é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.
Reforçando a campanha o ex-presidente Lula deu um depoimento sobre seu tratamento fonoaudiológico decorrente de um câncer na laringe. O ex-presidente que há poucos dias já tinha declarado que preferia morrer a ficar sem voz, disse em seu depoimento que se surpreendeu com os benefícios da fonoaudiologia. “Quando meus médicos me informaram que eu seria acompanhado por uma fonoaudióloga eu não imaginava os benefícios que o tratamento poderia trazer para minha saúde”, admitiu.
Lula ainda completou: “Continuo fazendo fonoterapia porque sei que minha voz pode melhorar ainda mais”, concluiu.
Fonte: CFF e SBF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário