
Participaram da pesquisa 6.522 jovens entre 10 e 14 anos de idade. Durante dois anos, a cada oito meses, foram questionados sobre se fumavam e quais filmes dentre aqueles que tiveram as maiores bilheterias do ano anterior eles haviam assistido. A partir da lista de filmes, os autores quantificaram as cenas de fumo às quais os adolescentes haviam sido expostos.
De acordo com os resultados, os jovens que assistiram o maior número de cenas de fumo no período da pesquisa se tornaram 50% mais propensos a fumar do que aqueles que foram expostos a menos cenas. A influência foi a mesma tanto em relação a filmes com classificação R (classificação dos Estados Unidos que permite que um jovem de 17 anos ou menos assista a um filme somente na companhia de alguém maior do que 21 anos) quanto com classificação PG-13 (que diminuiu esse limite para 13 anos).
Fora de contexto

De acordo com o estudo, aproximadamente 60% das cenas envolvendo cigarros que os jovens relataram ter assistido vieram de filmes com classificação PG-13. A equipe estima que reduzir cenas de cigarro nesses filmes ajudaria a diminuir o tabagismo entre pessoas dessa faixa-etária em até 18%.
Álcool
A mesma equipe que realizou esse estudo já havia publicado uma outra pesquisa que olhou para a influência das cenas de consumo de álcool no cinema sobre o comportamento dos jovens. Esse trabalho, que foi divulgado no periódico British Medical Journal Open, concluiu que a exposição a essas cenas é o terceiro maior Afator de risco para adolescentes começarem a beber, sendo responsável por 28% do início do consumo de álcool e 20% da mudança para o uso constante.
Fonte: Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário